top of page

O FGTS e o regime de bens do casamento. Como fica?



O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma conta bancária junto à Caixa, vinculada ao contrato de trabalho, a qual visa proteger o trabalhador que for demitido sem justa causa. Nesta conta, o empregador deposita mensalmente, em regra, o valor correspondente a 8% do salário do empregado. Sendo assim, em algumas situações, o empregado poderá sacar os valores depositados na conta.


E o que tem a ver o FGTS com o regime de bens do casamento?


Pois bem. Para o STJ, as verbas de natureza trabalhista provindas e pleiteadas na constância da união estável ou do casamento celebrado sob o regime da comunhão parcial ou universal de bens integram o patrimônio comum do casal e, portanto, devem ser objeto da partilha no momento da separação.


Mais precisamente sobre o FGTS, a Corte entende que o(a) companheiro(a) da união estável ou cônjuge casado sob o regime da comunhão parcial ou universal de bens, possui o direito à meação dos valores depositados em conta vinculada ao Fundo, desde que auferidos durante a união ou casamento.


Tratando sobre o assunto, a Ministra Nancy Andrighi sustenta que o ser humano sobrevive dos proventos que aufere com o seu trabalho. Com esses proventos, o indivíduo garante o seu sustento, além de contribuir com a manutenção da família. Na constância da união ou matrimônio, é comum que em determinados momentos apenas um dos consortes desenvolva atividade remunerada, mas a colaboração e o esforço em comum do casal para a manutenção da família são presumidos, razão pela qual se entende que, os valores oriundos do trabalho individual, bem como as verbas trabalhistas e, mais precisamente o FGTS, se comunicam, razão pela qual devem ser objeto da partilha no momento da separação.


Iago Barboza de Oliveira

Graduando em Direito pela Universidade Federal de Jataí

Estagiário na Álvaro Santos Advocacia



229 visualizações
bottom of page