top of page

Entenda os Diferentes Tipos de Crédito Rural



O Manual de Crédito Rural dispõe em sua seção de “operações” a distinção entre os tipos de crédito rural disponíveis, sendo eles: Créditos de Custeio, Créditos de Investimento, Créditos de Comercialização e Créditos de Industrialização, sendo cada um deles para um objetivo. Assim, entenda algumas particularidades de cada um deles.


O Crédito de Custeio classifica-se como agrícola e pecuário, podendo ser destinado ao atendimento de despesas básicas da operação, do ciclo normal da produção e das diversas atividades rurais, como uma aquisição antecipada de insumos em qualquer época do ano.


Já o Crédito de Investimento é aquele utilizado para investimentos fixos e semifixos em bens e serviços, como por exemplo a construção, reforma ou ampliação de uma benfeitoria, a aquisição de máquinas ou equipamentos de duração útil superior a 05 (cinco) anos, etc. Se percebe então, que são créditos voltados para expansão da produção.


Enquanto isso, o Crédito de Comercialização se destina a auxiliar o produtor rural na venda de seus produtos. Sendo assim, tem como objetivo viabilizar ao produtor rural ou às suas cooperativas agropecuárias, os recursos necessários para a comercialização e pré-comercialização dos produtos no mercado.


Por último, há o Crédito de Industrialização, o qual é destinado para a industrialização de produtos agropecuários em sua propriedade rural, no entanto, pelo menos 50 % da produção beneficiada deve ser própria ou de associados, ao se tratar de cooperativas.


Portanto, o crédito rural ajuda a viabilizar a atividade agrícola, fomentando o setor. Assim, ao buscar uma linha de crédito é importante já se enquadrar na modalidade de investimento a ser solicitada, direcionando a demanda para o tipo específico de sua necessidade.





#creditorural #Agro #produçãorural #investimento Entenda os Diferentes Tipos de Crédito Rural

46 visualizações
bottom of page