top of page

Os principais objetivos do produtor rural ao realizar um planejamento patrimonial e sucessório




Atualmente, muito se fala em planejamento patrimonial e sucessório, ressaltando os seus benefícios. Por outro lado, quase não se explora os objetivos que levam o produtor rural a efetivar a referida organização.


Desta forma, neste breve artigo será abordado, ao nosso ver, os três principais objetivos do produtor rural que opta por realizar o planejamento do seu patrimônio e de como se dará a sua sucessão.


Organização Patrimonial


Em primeiro lugar, está a organização patrimonial. No agronegócio, é comum nos depararmos com o patrimônio do produtor rural se confundindo com o de outros membros da sua família, e principalmente, com aquele inerente à atividade desenvolvida, como se todos fossem um só. Mas não é! Assim, o planejamento busca trazer a individualização necessária a cada caso, além de estabelecer limites ao que tange aos gastos, para que não haja desvio de capital do negócio para finalidades pessoais.


Tributos


A economia tributária também é um importante objetivo, afinal, são vários os impostos que cercam a vida do produtor rural, inclusive nas operações imobiliárias. Quando se realiza o planejamento, verifica-se grande efeito e discrepância entre o pagamento do Imposto de Renda de Pessoa Física e Imposto de Renda de Pessoa Jurídica. O homem e a mulher do campo também comparam o ITCMD, que em alguns estados chegam a 8%, frente ao ITBI, que varia de acordo com a localidade, buscando o instrumento de planejamento mais eficaz para aquela determinada situação.


Sucessão


Buscar prevenir futuros conflitos entre os herdeiros é um significativo e respeitável objetivo do produtor rural. Isto pois, na fase que chamamos de pré-planejamento, é realizado um diagnóstico de acordo com o grau de complexidade das situações patrimoniais e familiares. Em síntese, nele se estuda individualmente cada herdeiro, as suas vontades, virtudes e vocações. Também é considerada a intenção do autor da herança, respeitando a sua autonomia. Por fim, é feita uma análise detalhada de todo o patrimônio.


Unindo todos esses objetivos e respeitando cada uma de suas respectivas etapas, se atinge um planejamento individualizado, atendendo assim, os anseios esperados pelo produtor rural e sua família.


Para saber mais sobre os procedimentos a serem realizados e quais os profissionais envolvidos em um Planejamento Patrimonial e Sucessório entre em contato conosco clicando aqui.


45 visualizações
bottom of page