É fato que houve uma mudança no modo de produção agrícola nos últimos anos e que toda essa transformação adveio das novas tecnologias. A partir da modernização do campo, novas formas de trabalho surgiram, o que maximizou a produção e aprimorou os resultados.
Posto isso, houve também uma mudança significativa na forma de gerir a propriedade havendo, então, uma nova visão da atividade rural.
Surge, então, a necessidade de se pensar não só em uma atividade agrícola, mas também em uma unidade com estratégias mais eficientes, sendo esta, a Empresa Rural.
Entende-se como empresa rural, uma unidade econômica e social organizada, a qual realiza atividades agrícolas com produção voltada ao mercado, visando o lucro. Nesse sentido, percebe-se a integração de um conjunto de recursos, os quais envolvem múltiplas áreas de atuação.
Em um mercado extremamente competitivo, em que a agropecuária encontra-se como um dos segmentos com maior destaque na exportação brasileira e, consequentemente, detém grande parcela do Produto Interno Bruto (PIB), faz-se necessária a especialização no campo nos ditames dessa grande concorrência. O Brasil se encontra como um dos maiores exportadores de commodities agrícolas, o que se dá não só pelas tecnologias, mas devido às políticas de crédito que fomentam o setor e possibilitam tal mecanização.
Tendo em vista o que foi exposto, percebe-se então que através da exploração da capacidade produtiva do solo, por meio do cultivo da terra, da criação de animais e da transformação de determinados produtos agropecuários, há a estruturação da chamada Empresa Rural. Diante dela, está o empresário, o qual será responsável pela gestão e decisões referentes à atividade.
Olhar o produtor isoladamente é uma visão arcaica do modo de produção atual, visto que para se sobressair em relação à concorrência há todo um suporte por trás da realização da produção rural.
Sendo assim, manter uma atividade organizada e bem administrada é fundamental para garantir sucesso nas operações. Como ponto de partida há a organização das finanças, tendo sempre em mente a rentabilidade total de seu negócio. Para isso, se observa a necessidade de bons parceiros, como engenheiros agrônomos, contadores, advogados, agrimensores, médicos veterinários, uma grande esfera, a qual gira em torno deste setor.
Júlia Jurca
Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Jataí - UFJ
Estagiária
.
.
.
O Escritório Álvaro Santos Advocacia conta com uma equipe formada por profissionais altamente capacitados nas mais diversas áreas do Direito, com qualificação multidisciplinar.
Atendemos a todas as necessidades do produtor rural, seja pequeno, médio ou grande em qualquer local do Brasil. Sempre atentos às peculiaridades do seu agro-negócio, “antes, dentro ou depois da porteira”.
.
.
.
Entre em contato conosco:
📧 Email: senior@alvarosantosadvocacia.com
Instagram: @alvarosantosadvocacia
🔵 Linkedin: https://bit.ly/3hRu9hH
Youtube: https://bit.ly/3t2JMrv
📞 Tel: (64) 3636 7630
📬 Rua Itarumã, 990, Setor Oeste, Jataí, Goiás, Brasil. CEP 75804-076.
.
.
.
Comments